quinta-feira, 8 de novembro de 2012

história do mercado extra

O Extra nasceu da necessidade que o Grupo Pão de Açúcar tinha de modernizar sua rede de hipermercados Jumbo. Assim, em 1989 o Jumbo Campo Grande é totalmente reformado e remodelado para ganhar o nome Extra. No ano seguinte foi inaugurado o Extra Campinas, a primeira loja especialmente construída para a marca, e a partir daí, o Extra conquistou o Brasil.

Em 1997 a loja Extra João Dias passa a funcionar 24 horas, o primeiro hipermercado do Brasil a adotar este horário. Em 2000, o Extra inova mais uma vez e lança a primeira linha de marcas próprias do Grupo, os produtos Extra, que hoje são vendidos sob a marca Qualitá. Preço baixo e qualidade para você.

Em 2002 mais duas grandes mudanças. A rede de eletroeletrônico e eletrodoméstico Eletro passa a operar sob a bandeira Extra Eletro. Enquanto isso, nas lojas Extra Mauá e Taboão da Serra, são implantadas as primeiras Drogarias Extra, oferecendo mais serviços para você e inovando o conceito de farmácias.

Em 2004 é inaugurado no estacionamento do Extra de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo, o primeiro Posto Extra, com bombas eletrônicas de combustível e equipamentos ecologicamente corretos e de última geração.

E as mais recentes novidades, de 2007, reforçam a presença do Extra em outros tipos de loja. São lançados o Extra Supermercado e o Extra Fácil, lojas mais próximas de você, levando para vários bairros um abastecimento alimentar completo.




Atualmente estão distribuídos em 15 estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Distrito Federal.
  • 133 hipermercados (Extra Hiper)
  • 204 supermercados (Extra Supermercado)
  • 71 lojas de proximidade (Minimercado Extra)
  • 73 postos (Posto Extra)
  • 148 drogarias (Drogaria Extra)



O Extra trabalha com várias bandeiras:
  • Extra Hiper, formato tradicional de hipermercado. Lojas de grande porte.
  • Extra Supermercado (anteriormente chamado Extra Perto), versão mais compacta do Extra Hiper, sem a venda de produtos eletrônicos, instalado em cidades de menor porte ou em bairros.
  • Extra Eletro é uma loja apenas de produtos eletroeletrônicos (geralmente incorporados dentro do Extra Hiper).
  • Minimercado Extra (anteriormente chamado Extra Fácil) é uma espécie de mercados de conveniência.
Existe também as Drogarias Extra e os Postos Extra.

Em 2010, o Grupo Pão de Açúcar começou um plano estratégico que modificaria a forma de como a marca Extra é aplicada em suas lojas. Esse plano consiste em transformar os hipermercados em uma das bandeiras da marca; assim, passaram a se chamar Extra Hiper.[2]

Nenhum comentário:

Postar um comentário